Páginas

sábado, 6 de março de 2010

Tecnofobia e Tecnotopia

Talvez um dos maiores dificultadores para a implementação do uso das tecnologias na educação reside na resistência do professor frente às possibilidades que se descortinam. Quer seja por aversão aos equipamentos, por medo de assumir um papel de mediador, abandonando o posto de "repassador" de informações, ou ainda , por relutância em reconhecer-se "aprendiz" de uma linguagem na qual os alunos já nascem integrados.

9 comentários:

  1. concordo com este texto postado, pois acredito que realmente a dificuldade na implementacao de tecnologias na educacao esta na resistencia do professor quando se trata em submeter-se a renovacoes. acredito que o uso destas tecnologias na educacao so tem a melhora-la, logico, tem seus pontos negativos, porem sao a minoria.fazendo o bom uso na educacao, com certeza ocorrera grande evolucao positiva em varios aspectos.é preciso que o professor lute contra esta resistencia em relacao ao novo, para que a educacao se renove.

    ResponderExcluir
  2. É REALMENTE QUANDO SE FALA EM TECNOLOGIA VEM UMA RESISTENCIA MUITO GRANDE POR PARTE DAS PESSOAS.ACREDITO SIM QUE SERÁ UMA GRANDE BARREIRA PARA MUITOS PROFESSORES EM REALÇÃO A ESSA TECNOLOGIA,MAS NADA QUE NÃO POSSA APRENDER DIFICÍL SIM, MAS ACONTECE QUE O PROFESSOR TEM QUE ENTENDER QUE ISSO VEIO PARA AJUDA-LO NO DIA A DIA NA SALA DE AULA, LOGICO QUE TERÁ OS PRõ eos contras, não tenha que ter medo do novo.Mesmo com a tecnologia avançado os computadores não substituiram os professores ,essa tecnologia veio para agregar algo ao professor e ao estudade.Resistência as novas tecnologia tanto escolar ou quanto fora sempre haverá caiba a cada professor se adequar a sua nessecidade.Isso é o mundo novo de que cada dia cresce mas.

    ResponderExcluir
  3. Bem, a tecnologia não veio para mudar a educação mas sim para ser um instrumento de mudança, o professor não perderá seu papel de "mediador" do conhecimento, porém estar integrado com esta mudança tecnológica e de suma importância no processo educacional já que não há como "correr" a tecnologia esta ai e os alunos estão completamente adequados a esta situação, sendo assim a tecnofobia precisa desaparecer já não há mais espaço para ela, a hora da mudança já começou e os professores não podem nem devem ser resistentes a isso.

    ResponderExcluir
  4. O texto é realista, há resistência por parte de muitos professores, já que há muitos alunos dominam boa parte das tecnologias. È preciso refletir, se preparar para não ficar perdido, e encarar a situaçao de mediador sim, pois é através dessa interação professor-aluno-tecnologia, que a educação progredirá.

    ResponderExcluir
  5. Regina

    Diante de tantas tecnologias, o professor se tornou mesmo um mediador do conhecimento, diferente do posto que assumia de repassar todo o conhecimento, pois hoje com a internet, uma ferramenta de conhecimento que utilizamos no dia a dia, é muito ampla e diversificada. O professor não precisa ter toda experiência em informática, ele pode enriquecer sua aula e com certeza algum aluno terá conhecimento na área e poderá contribuir. Assim, aluno aprende com o professor e o professor aprende com o aluno.

    ResponderExcluir
  6. Amanda Zandarin

    Não é novidade para ninguém que a tecnologia está em todos os lugares. E é claro que na educação ela também se faz presente. Porém é sabido que muitos professores ainda são resistente a estas novidades, ou por falta de oportunidade ou apenas por resistência a tecnologia. A também a questão do medo de encontrar um aluno que saiba mais do que o próprio professor. Porém acredito que o uso de novas tecnologia só tem a melhorar a educação, já que está veio para ficar.

    ResponderExcluir
  7. O desconforto pelo desconhecido sempre causa desconforto,deixar de lado o poder, atribuido historicamente a figura do professor tambem. Folclore ou não, ha ainda o medo de ser substituido pela maquina, medo este aliviado nas palavras de Juana Maria sancho de que o elemento humano ainda e preferencia da grande maioria do alunado o qual entendem que o computador e apenas um auxiliar para aprendizagem.
    Mas e chegada hora de tirar as ataduras, pois, a geração tecnologica esta ai e prima por mudanças.
    Agregar somente ao professor a culpa de a educação tecnologica não estar acontecendo e ate absurdo, afinal e parte de um sistema e como e de conhecimento de todos, burocratico.

    ResponderExcluir
  8. o professor não precisa ser um super dotado na informática para que possa fazer o uso diferenciado com seus alunos, deve estar adaptado ao novo perfil do novo profissional com algumas características tais: ser profissional capaz de traçar estratégias e mapas de navegação,ser responsável em fazer reflexão de ação e capaz de utilizar as tecnologias na criação de novos ambientes de aprendizagem

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a mudança de paradígma por parte do professor, por mais que haja uma certa resistência inicial, é viável, pois é o caminho facilitador para que haja uma melhor aprendizagem. Portanto cabe ao educador se informar e aprender sobre os novos avanços tecnológicos que já fazem parte da vida de seus alunos e que fará parte da sua também.

    ResponderExcluir