Páginas

sábado, 6 de março de 2010

O uso das novas tecnologias na educação requer uma mudança de paradigmas do professor. Não podemos empregar as novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) como uma adaptação de uma prática pedagógica antiga. Isso não significa porém que as NTICs devam substituir tais práticas, e sim, integrarem-se a elas.

7 comentários:

  1. este video nos mostra uma triste realidade que infelizmente ainda ocorre nas escolas, pois, muitos professores, realmente fazem uso da tecnologia desta forma, ou seja, se utiliza o aparelho eletronico continuando com o mesmo metodo. assim, nao se chegara em lugar algum, realmente acredito que o professor sendo o mediador na educacao é ele quem tem tudo em suas maos para se obter sucesso nas aulas se utilizando da tecnologia, ou seja, e preciso integrar tecnologia e metodologia para que se complementem e chegue a um resultado qualitativo , e nao a "mesmisse".

    ResponderExcluir
  2. Atualmente, duas coisas são imprescindiveis, o aprendizado de uma segunda lingua e o conhecimento sobre as tecnologias que cada vez estão ocupando mais espaço em nossas vidas. A escola é uma das responsáveis à acompanhar esse progresso, cabendo assim ao professor também se preparar para essa realidade, deixando pra tras as pedagogias tradicionais, onde só o educador é o detentor do saber, ainda mais se tratando desse assunto relacionado a internet que interessa MUITO aos jovens. Orkut, blogs, emails, vídeos, e outros, fazem parte da rotina de muitos adolescentes, portanto, não se pode parar no tempo, mas sim, se preparar com uma aprendizagem continua para um bom desempenho do uso dessas tecnologias, que apesar do lado negativo, há muitos pontos a se explorar e aproveitar com essa nova geração do futuro do Letramento Digital.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia já adentrou os muros escolares, porém neste vídeo vemos que além de adentrar a escola, como é difícil para ela fazer parte da mudança no processo educativo. No vídeo vemos como a tecnologia por si só não provoca mudanças, a mudança vai muito mais além da implantação de instrumentos tecnológicos é preciso haver uma readequação no processo pedagógico de ensino, pois de que adianta termos tecnologia se não temos uma adequada metodologia? Bem na Era da Virtualidade o professor deve estar "antenado" com este novo mundo, para não utilizar a tecnologia na reprodução de antigas práticas de ensino que não condizem com este novo modelo educacional.

    ResponderExcluir
  4. Ignorar a versatilidade que as novas tecnologias nos tem proporcionado é impossível e os benefícios que poderá proporcionar para uma educação de qualidade também, todavia, o ranço continua a assolar o ambiente educacional.
    Temos que admitir que há professores que se aventuram nesses moldes, alguns com sucesso, porém, o diferencial não está no arcenal tecnológico e sim no modo no qual o professor conduz sua prática.

    ResponderExcluir
  5. Regina Kroll

    As novas tecnologias devem estar integradas na educação e utilizando-as como ferramentas de ensino. Mas não adianta equipar todas as escolas com equipamentos modernos e não rever a metodologia abordada pelo professor. O professor precisa se adequar a tais tecnologias, utilizando métodos modernos, diferente do que era utilizado pelo professor antigamente.

    ResponderExcluir
  6. Amanda Zandarin

    Como já foi dito, a tecnologia está por toda parte, e consequentemente está nas escolas. Mas como o vídeo nos mostrou, não adianta ter tecnologia sem ter metodologia. O professor tem que assumir que não se pode ignorar as tecnologias e que seu uso deve ser adequado. De nada adiantará ter acesso as novas tecnologias dispostas, se estas não forem bem utilizadas. Métodos modernos estão por ai e o professor tem que saber utilizá-los em suas aulas.

    ResponderExcluir
  7. A inserção de novas midias acarreta em mudanças das estruturas educacionais, tanto nas definições de papéis de professores e estudantes como mudanças da própria estrutura pedagógica

    ResponderExcluir