Páginas

sábado, 6 de março de 2010

Tecnofobia e Tecnotopia

Talvez um dos maiores dificultadores para a implementação do uso das tecnologias na educação reside na resistência do professor frente às possibilidades que se descortinam. Quer seja por aversão aos equipamentos, por medo de assumir um papel de mediador, abandonando o posto de "repassador" de informações, ou ainda , por relutância em reconhecer-se "aprendiz" de uma linguagem na qual os alunos já nascem integrados.
O uso das novas tecnologias na educação requer uma mudança de paradigmas do professor. Não podemos empregar as novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) como uma adaptação de uma prática pedagógica antiga. Isso não significa porém que as NTICs devam substituir tais práticas, e sim, integrarem-se a elas.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Para início de conversa

Este blog dedica-se à discussões acerca do Letramento Digital e Ensino de Língua Estrangeira. Surgiu como exercício e exemplo/modelo na disciplina de mesmo nome, ofertada na especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira. Atualmente abriga os exercícios da disciplina "Criação de exercícios on-line" ofertada no curso de especialização de Ensino Línguas Mediado por Computador.